Setembro amarelo 2021

Jornada do Acolhimento: inspirando o cuidado com a depressão

Um game com diferentes jornadas e perspectivas é o destaque do Movimento Falar Inspira Vida no mês de prevenção do suicídio. A proposta do jogo, desenvolvido pela Virtual Planet Technologies, é servir como ferramenta educativa sobre o cuidado da depressão e promover o acolhimento às pessoas que sofrem com a doença.

Desenvolvido por logo virtualplanet

A AÇÃO

Novas abordagens para acolher e estimular a ação!

Desde 2019, Falar Inspira Vida busca requalificar, por meio do conhecimento, a conversa sobre depressão. Para continuar essa jornada, o Movimento lança a campanha “Jornada do Acolhimento – Inspirando o cuidado com a depressão”, trazendo como principal ferramenta educativa um jogo que aborda os desafios que fazem parte da realidade de 12 milhões de brasileiros.

A depressão é o transtorno psiquiátrico mais frequentemente associado ao suicídio – por isso a urgência em se ter o diagnóstico correto e ágil, além do tratamento adequado. Estes dois fatores podem contribuir para mais qualidade de vida e, potencialmente, uma redução nos casos de suicídio.

De forma ilustrativa, interativa, atual, imersiva e sensível, é isso que o jogo pretende: estimular a busca por ajuda médica, sob quatro perspectivas diferentes. O que existe em comum entre elas? A importância do acolhimento e dos diversos recursos que tornam possível a superação das barreiras até o caminho do entendimento e da qualidade de vida.

AS NOSSAS JORNADAS:

Descoberta
Você colocará sua empatia para jogar se colocando como uma pessoa que começa a apresentar sintomas de depressão, mas que ainda não teve seu diagnóstico confirmado. O desafio aqui será identificar esses sinais, enfrentar os estigmas em relação à doença e compreender que o segredo da próxima fase desse jogo é a busca por ajuda especializada.
Superação
Você sabia que 4 em cada 10 pacientes com depressão no Brasil têm Depressão Resistente ao Tratamento (DRT)? Essa jornada é mais comum do que se possa imaginar e requer uma atenção especial aos obstáculos desses pacientes, os altos e baixos dessa jornada, até alcançar o cuidado adequado. Desânimo e conformismo não podem impedir que esse paciente alcance o sucesso dessa jornada: é possível sim chegar lá!
Esperança
Já ficou em dúvida em como ajudar uma pessoa que dá sinais de depressão e pensamentos suicidas? Aqui é a chance de conhecer e praticar a melhor forma de superar os próprios tabus e oferecer ajuda, de maneira sensível, responsável e transformadora. A união e o acolhimento certamente podem fazer a diferença para lidar com esse desafio!
Cuidado
Médico por um dia: é a proposta dessa jornada! Entre no consultório do especialista, o psiquiatra, e conheça a rotina de trabalho e de atualização contínua – pontos fundamentais para esse cuidado único com o paciente de depressão. Se identificou mais com uma das jornadas? Compartilhe com amigos, familiares, colegas e ajude para que essa mensagem chegue ao maior número de jogadores!

JOGO DA VIDA REAL

Nossas jornadas no Metrô de São Paulo

E se, além de apertar botões para completar as jornadas dos pacientes, fosse possível ter uma experiência fora do mundo virtual? Dando continuidade à parceria iniciada em 2020 com as linhas Amarela e Lilás do metrô de São Paulo, a campanha está engajando a população por meio de uma experiência imersiva no jogo na estação Paulista.

Além da ambientação na estação com o visual do jogo e suas mensagens, um espaço lúdico dá um gostinho de como acontece a Jornada do Acolhimento no universo 2D. Na instalação, o público é desafiado a derrubar estigmas, preconceitos e a aprender mais sobre a importância da ação e do acolhimento para pessoas com depressão e ideação suicida.

Vale lembrar que a ativação conta com auxílio da tecnologia por sensores sem contato físico, que captam movimentos, permitindo que a pessoa jogue partes das jornadas de forma segura e imersiva, por meio diferentes gestos para superar cada desafio.

VAGÃO DO ACOLHIMENTO

Veja como foi nosso Setembro Amarelo em 2020

Saiba mais